Pesquisa Free

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sobrevida com vírus HIV


O aumento de encontros sexuais em datas comemorativas e grandes festas populares é normal, principalmente entre os jovens. É por essa razão que, durante o carnaval, o departamento de doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e hepatites virais, no Ministério da Saúde, reforça as campanhas de informação e as ações de prevenção. Em 2009 foram distribuídos gratuitamente 465 milhões de preservativos. Para 2010, esse número deve chegar a 750 milhões. Desse total, 10 milhões são entregues só nos dias de carnaval.

As ações de prevenção e conscientização são fundamentais e geram resultados positivos, pois a taxa de incidência de contaminação por HIV no Brasil estabilizou-se desde 1998. Atualmente, o numero de novos casos por ano esta em torno de 35 mil, mas distribuição de preservativos só é eficiente quando acompanhada pela atitude de se cuidar e proteger a si e do parceiro.

O Brasil tornou-se referência no combate a doença com a entrega gratuita do coquetel antiviral aos soropositivos. A sobrevida média desses pacientes nas regiões Sul e Sudeste dobrou entre 1995 e 2007, saltando de 58 meses para mais de 108 meses. Outra boa notícia foi a redução em 41,7% da incidência da doença em crianças menores de 5 anos de idade entre 1997 e 2007, fruto da realização do exame pré-natal com acompanhamento adequado e uso de antivirais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário