Pesquisa Free

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como os mineiros escaparam no Chile?



Em outubro de 2010 foi feita a operação para resgatar os 33 mineiros soterrados há 69 dias no Chile. Toda a operação foi assistida por mais de um bilhão de pessoas ao vivo pela televisão. O resgate durou 22 horas quando seis socorristas desceram para coordenar as ações de dentro da mina.

Para isso, a capsula com o primeiro mineiro foi içada por um cabo de aço de 22 milímetros de espessura, movido por um motor de 250 cavalos de potência. Essa cápsula, chamada de fênix foi construída especialmente para o resgate no estaleiro das forças armadas do Chile.

Já os mineiros tiveram que usar diversos equipamentos durante o resgate: um capacete equipado com fones de ouvidos e microfones para captar a voz e o som ambiente, óculos de sol com filtros para evitar a exposição dos olhos depois de tanto tempo no escuro, máscara de oxigênio com quatro tubos de ar com três horas, cinto com sensores para monitoramento dos sinais vitais como pressão, temperatura e respiração, macacão com fibras especiais para evitar proliferação de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário