Pesquisa Free

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dicas para que seu bebê cresça saudável



Cuidados na gravidez e nos primeiros anos de vida da criança podem evitar doenças no futuro. Do ponto de vista da saúde, o dia do nascimento do bebê já traz uma longa história. Além da genética que determina inúmeras características, inclusive a propensão para certas doenças, a criança chega ao mundo com o histórico de sua vida intra-uterina, que pode influenciar a saúde na infância e na fase adulta de maneira positiva ou negativa. E essa influência continua a cada dia de vida do bebê, da criança e do adolescente. Parte da saúde do futuro adulto está sendo construída nessas etapas e há muita coisa que pode ser feita para assegurar uma vida saudável.

Vários estudos mostram que algumas doenças que acometem adultos e idosos podem ter suas raízes na infância ou na fase fetal, como a artrose, o diabetes, a síndrome metabólica e o acidente vascular cerebral. 

Doenças que atingem a mãe como infecções, hipertensão ou diabetes mal controladas, podem prejudica a oxigenação e a nutrição do feto, e por isso o bebê já nasce com maior predisposição para ter problemas de saúde. Crianças que nascem abaixo do peso ou prematuras têm mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão. Além disso, prematuros são mais propensos a doenças respiratórias. Uma das principais causas de prematuridade são as infecções genitais da mãe, que podem ser diagnosticadas e tratadas como um acompanhamento pré-natal adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário