Pesquisa Free

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estádios para copa



Flávio Costa, o treinador da seleção brasileira da copa do mundo de 1950, dizia que o futebol brasileiro só havia evoluído dentro das quatro linhas. Fora, persistia o atraso. Ultrapassamos essa fase a copa de 1958, quando houve planejamento e a formação da primeira comissão técnica, foi um grande marco. De lá pra cá, continuamos evoluindo. 

Em termos de infraestrutura, os europeus estão muitos mais avançados. Alguns de nossos grandes clubes ainda não têm uma vila olímpica. Na Alemanha, na última copa do mundo, a seleção brasileira treinou no campo de um time de quarta divisão! E ele tinha gramado maravilhoso, pista de atletismo, tudo. Mesmo na áfrica do sul, que não está entre os dez melhores do futebol, o que não faltam são centros de treinamento.

Na hora em que chegamos a esse ponto teremos dado um passo importante. Por isso, a copa do mundo no Brasil em 2014 é uma oportunidade modernizar não só a estrutura esportiva, mas também a de aeroportos, transportes e comunicações. A copa vai nos obrigar a ter pelo menos 32 bons centros de treinamentos, já que cada uma das seleções precisaram de um lugar para treinar. Também teremos 12 estádios de primeira linha. Os profissionais de futebol teriam mais recursos, aparecia mais gente. Há clubes, no Brasil, cujas divisões de base não têm nem uma sala de ginástica. A preparação ainda é muito empírica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário